quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Counterclank não é malware, adware agressivo apenas

Retirado do Site: infosecurity-us

Após pedido da Symantec fim de semana que até cinco milhões de Androids pode estar infectado com Counterclank, outros pesquisadores sugerem que o código é adware em vez de malware.

Roger Thompson, da ICSA Labs relatou: "Eu acho que eles cometeram um erro ... o que foi detectado um novo lançamento de uma plataforma de anúncios, desenvolvido para permitir que os desenvolvedores do Android para monetizar seus aplicativos não ... um cavalo de Tróia ".
Esta opinião é compartilhada por outros pesquisadores, com uma da primeira vinda de Lookout Mobile Security . "O usuário médio Android provavelmente não quer aplicações que contenham Apperhand em seu telefone", ele relatou, "mas nós não vemos nenhuma evidência de comportamento malicioso total ... neste momento em nossa investigação, esta é uma forma agressiva de uma rede ad -. não malware "
Kim Tito, chefe de comunicações do NQ Móvel disse Infosecurity que "Counterclank, ou mais precisamente, o SDK Apperhand subjacente embutido no aplicativo, não realiza qualquer comportamento malicioso, como cavalos de Tróia, bots e rootkits. Mas isso não ", acrescenta," agressivamente empurrar anúncios, ou mesmo atualiza bookmarks do navegador - mas essas atualizações são "aprovadas" pelo usuário quando o aplicativo está sendo instalado ".
Symantec parece concordar e tem amenizado seu post original. Gone, por exemplo, é a alegação de que até cinco milhões de Androids foram infectadas. O posto agora diz: "Os números de download combinados de todos os aplicativos maliciosos indicam que Android.Counterclank tem a maior distribuição de qualquer malware identificado até agora este ano."
Em um novo post, no entanto, a Symantec defende a sua posição. "A situação em que nos encontramos", ele escreve, "é semelhante a quando aplicações de spyware, adware e potencialmente indesejado primeiro fez aparições em Windows. Muitas empresas de segurança inicialmente não detectar esses aplicativos, mas eventualmente, e com a aprovação universal de usuários de computadores, empresas de segurança decidiram notificar os usuários desses tipos de aplicações. "
Symantec tem "apresentou um bilhete para o Google para a remoção de Counterclank no Android Market." Google respondeu que "as aplicações atingiram os seus Termos de Serviço e não será removido."

Comente sobre este artigo

4 comentários:

  1. Vlw, notícias mau interpretadas pela imprensa brasileira sempre colocam um verdadeiro vírus em nossas mentes, nos deixando atordoados a ponto de não dormimos direito com preocupações,mas, pior do que isso é o fato de NÓS BRASILEIROS não nos importarmos com as soluções, mas só com os problemas, deixando de fazermos nossa parte pesquisando, pedindo ajuda, procurando informações com o interesse de achar, ou pelo menos entender como é a solução dos problemas de nosso (''querido'') país, principalmente se for para ajudar ao próximo! Obrigado pelo esclarecimento, parabéns.

    ResponderExcluir